Queimaduras são lesões nos tecidos que envolvem as diversas camadas do corpo – pele, cabelos, pelos, tecido celular subcutâneo, músculos, olhos etc . Geralmente são causadas pelo contato direto com objetos quentes superaquecidos ou incandescentes, mas podem também ser provocadas por substâncias químicas como ácidos, soda cáustica e outros. Emanações radioativas como as radiações infravermelhas e ultravioletas ou mesmo a eletricidade são outros fatores desencadeantes das queimaduras.
Na queimadura de 1º grau, apenas é danificada a camada
mais externa da pele. Habitualmente a pele fica vermelha
e por vezes com edema (inchaço).
Na queimadura de 2º grau existem flictenas (bolhas) e o
edema é maior.
O tipo de queimadura mais grave é a de 3º grau. Neste
caso é atingida a camada mais profunda da pele e esta
fica branca ou acinzentada. Pode não provocar tanta dor
como a de 2º grau, uma vez que existe atingimento dos
nervos (que transmitem a sensação de dor).
- Colocar o local da queimadura em água fria corrente, imediatamente após a queimadura ter ocorrido, para que o calor não penetre mais fundo na pele;
- Aplicar uma gaze molhada em água fria ou chá de camomila gelado porque isto alivia a dor e mantém a pele hidratada;
- Se a pele estiver colada na pele não retirá-la porque isto só deve ser feito no hospital
- Quando uma pessoa se queima ela não deve colocar produtos como pasta de dente, manteiga, entre outros, no local. Eles não só não ajudam como também atrapalham a limpeza das lesões. Nem mesmo os cremes para queimadura, vendidos nas farmácias, devem ser aplicados sem a orientação de um médico.
Em caso de acidente, o importante a fazer é imediatamente colocar e manter a área queimada na água fria ou gelada até aliviar a dor. Caso sejam formadas bolhas no local, não as estoure. Se isto for necessário, deve ser feito por um médico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário