![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgNvDust45xLvCploQv-vC3wBQJe0_ySahgvJJ01VOidp8RTu9S2zPm_0gSQAzx1VlSVrNn4pwlfybF_fAq8vCcQvbj0UMbT8zI5oUmYTHAhWMRC1oT0-pqczfB3MlIene5UQ2XRzGyneqI/s200/kelvin.jpg)
Nasceu em Belfast, Irlanda do Norte, com o nome de William Thomson.
Aos 68 anos de idade, receberia o título de nobreza de Primeiro Barão Kelvin de Largs, pela grande importância de seu trabalho científico.
As propriedades do calor foram um dos sistemas preferidos de Kelvin. Analisou com mais profundidades as descobertas de Jacques Charles sobre a variação de volume dos gases em função da variação da temperatura. Charles concluíra, com base em experimentos e cálculos, que à temperatura de -273ºC todos os gases teriam volume igual a zero. Kelvin propôs outra conclusão: não era o volume da matéria que se anularia nessa temperatura, mas sim a energia cinética de suas moléculas. Sugeriu então que essa temperatura deveria ser consideradas a mais baixa possível e chamou-a de zero absoluto. A partir dela, propôs uma nova escala termométrica (que posteriormente recebeu o nome de escala Kelvin), a qual permitiria maior simplicidade para a expressão matemática das relações entre grandezas termodinâmicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário